![]() |
![]() |
||
Chamada
de artigos para a revista ATHANASIUS
publicada pela Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica -
SBME
ATHANASIUS foi publicada, em sua primeira fase, como boletim informativo em papel, no período 1994-2000. Nesta nova fase ATHANASIUS passa a ser uma publicação científica com Conselho Editorial, em edição eletrônica acessível no site da SBME (www.sbme.com.br).
Editor responsável: Prof. Dr. Jorge Antunes (UnB)
Editor-assistente: Prof. M. Luis Roberto Pinheiro (EMB)
Conselho Editorial: Prof.
Dr. Rodrigo Cicchelli (UFRJ)
Prof. Dr. Didier Guigue (UFPB)
Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza (UFPR)
Prof. Dr. João Pedro Oliveira (Univ. de Aveiro)
Prof. Dr. Klaus Ager (Univ. de Salzburg)
Prof. Dr. Francis Dhomont (Univ. de Montréal)
Horacio Vaggione (Sorbonne, Univ. Paris VIII)
Observação:
Para o número 1 da nova fase de Athanasius será dada prioridade
especial aos artigos referentes às comunicações e conferências
apresentadas no III Encontro Internacional de Música Eletroacústica
realizado em novembro de 2003 em Brasília.
Normas para envio de artigos para publicação
1. Os artigos devem abordar tema relacionado à Música Eletroacústica, em qualquer de seus aspectos estéticos, históricos e/ou técnicos. Os textos podem estar redigidos em português, espanhol, francês ou inglês, devendo ser digitados em Word 6.0 ou superior, tipo Arial, com corpo 11 e espaço simples.
2. O autor deve indicar, na página antecedendo o artigo, os seguintes dados: nome completo, nome com que deseja assinar o artigo, endereco completo, telefone, endereço eletrônico, breve currículo com até 5 linhas especificando sua atividade profissional e formação acadêmica.
3. Deve ser apresentado, antecedendo o texto, um resumo com cerca de 100 palavras com corpo 10 e espaço simples, além da indicacao de palavras-chave (de três a seis) na mesma língua do artigo.
4. O artigo deverá ter entre 8 mil e 40 mil toques contando os espacos e incluindo a bibliografia.
5. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, numerados e acompanhados de legenda de no maximo 3 linhas em fonte Arial tamanho 10, espaco simples, e devem tambem ser enviados em arquivo separado.
6. As notas de referência deverão ser colocadas no final do texto precedendo a bibliografia.
7. Os artigos devem ser enviados exclusivamente por e-mail para sbme@sbme.com.br
8. A aprovação do artigo é de inteira responsabilidade do Conselho Editorial.
Normas para formatação da bibliografia:
A bibliografia deve ser apresentada em fonte Arial, corpo 11.
As margens devem cumprir
com as seguintes especificações:
direita 2,5cm
esquerda 3,0cm
superior 3,0cm
inferior 2,5cm
espaco simples, alinhamento justificado.
As normas da bibliografia são exemplificadas a seguir:
Livros
SOBRENOME, Prenome(s) do
Autor. Titulo do trabalho: subtitulo (se houver). edição (se não
for a
primeira). Local de publicação: Editora, ano.
Exemplos:
NUÑEZ, Adolfo. Informatica y electronica musical. 2. ed. Madrid: Editorial Paraninfo, 1993.
ROY, Stéphane. L'analyse
des musiques électroacoustiques: Modèles et propositions. Paris:
L'Harmattan, 2003.
Partes de livros (capitulos, artigos em coletâneas, etc.)
SOBRENOME, Prenome(s) do
Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s)
do Autor da Obra. Título do trabalho: subtítulo (se houver). edição
(se não for a primeira). Local de publicação: Editora,
ano. pagina inicial-final da parte.
Exemplo:
GUILLOT, Matthieu. Substance
sonore et monde sensible. In: GRABÓCZ, Márta (org.) Méthodes
nouvelles - Musiques nouvelle: musicologie et créations. Paris: Presses
Universitaires de Strasbourg, 1999. p. 273-294.
Artigos em periódicos
SOBRENOME, Prenome(s) do
Autor do Artigo. Titulo do artigo. Titulo do Periódico, Local de publicação,
número do volume, número do fascículo, página inicial-final
do artigo, data.
Exemplo:
WONG, Andy K. K., LEUNG,
S. H., LAU, W. H.. Design and implementation of a real-time digital
resonator for the electric cello. Computer Music Journal, MIT Press, v. 23,
n. 4, p. 48-58, 1999.
Trabalhos em anais de eventos científicos
SOBRENOME, Prenome(s) do
Autor do Trabalho. Titulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número
do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação:
Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.
Exemplo:
SCAVONE, Gary P.. Digital
waveguide modeling of air-driven reed generators for the synthesis of brass
and woodwind instrumentt sounds. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTER MUSIC,
2., 1995, Canela, RS. Proceedings. Canela: UFRGS, 1995. p.132-138.
Partituras publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do
Autor do Trabalho. Título da obra. Local de publicação:
Editora, ano de
publicação.
Exemplo:
VARÈSE, Edgard. Déserts.. New York: G. Ricordi, 1959.
Partituras não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da obra. Formação instrumental. Local de composição: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra, ano da composição.
Exemplo:
SILVA, Conrado. Compulsion hombrhistorica. Para coro misto e orquestra de cordas. Partitura. Brasília: cópia heliográfica, 1970.
Entrevistas nao publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título. Nome e Sobrenome
do entrevistador.
Data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local.
BAYLE, François.
Entrevista com François Bayle. Entrevistador: Jorge Antunes. 17 de maio
de 2004.
Gravação em DAT. Paris
PARA NOTAS NO CORPO DO TEXTO,
SEM CITAÇÃO
(Sobrenome, ano de publicação)
Exemplo: (Nuñez, 1993)
PARA NOTAS NO CORPO DO TEXTO,
COM CITAÇÃO
A citação estará entre aspas. Se ela tem até duas
linhas, ficará com corpo 11 e normalmente alinhada com o texto principal.
Se ela tem três ou mais linhas, ficará com corpo 10 e separada
do texto principal com entrada de dois parágrafos.
(Sobrenome, ano de publicação. Página de onde foi tirada
a citação)
Exemplo: (Scavone, 1995. p.136)
![]() |