RELEASE


Encontro internacional procura unir homem e máquina

A Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica e a Universidade de Brasília promovem, a partir do dia 5 de novembro, o III Encontro Internacional de Música Eletroacústica com o apoio do CNPq, da Capes e da Secretaria da Cultura do Governo do Distrito Federal.
O Encontro de Música Eletroacústica reúne vários dos mais destacados compositores e pesquisadores do mundo inteiro da área de música eletroacústica mista, gênero musical que mistura sons de instrumentos ao vivo com sons eletrônicos de computadores ou pré-gravados, o que, segundo os organizadores, integra o homem e a máquina.

PROGRAMAÇÃO - O III Encontro vai acontecer até o dia 10 de novembro e tem como tema "Acústica e Eletroacústica". A programação do encontro conta ainda com conferências, mesas redondas, concertos para mostrar as obras musicais e exposição de trabalhos científicos e relatos de experiências e pesquisas com convidados brasileiros e estrangeiros. Veja programação detalhada abaixo.

INGRESSO - Todos os eventos têm entrada franca. Uma taxa de inscrição será cobrada, entretanto, para aqueles que quiserem receber um Certificado no final. Para isso será preciso ter um mínimo de 85% de freqüência em todas a atividades.

NOMES INTERNACIONAIS - Algumas figuras proeminentes da música de vanguarda internacional estarão presentes em Brasília pela primeira vez. Um deles é o saxofonista francês Daniel Kientzy, o único saxofonista no mundo que toca os sete exemplares da família do instrumento: desde o sopranino até o contrabaixo. Este último tem mais de dois metros de altura. Kientzy é inventor da música eneafônica. Os saxofones têm seus sons transformados ao vivo e difundidos no espaço por uma grande orquestra de altofalantes que rodeia o público. Outros nomes internacionais de projeção são: os portugueses João Pedro de Oliveira e Miguel Azguime e o austríaco Klaus Ager. Miguel Azguime além de compositor é poeta. Seu espetáculo integrará música eletrônica, poesia sonora e teatro musical.

LOCAL - As palestras e debates acontecerão durante as manhãs e tardes, no Auditório Dois Candangos da UnB, de 5 a 10 de novembro. Os concertos, todos com entrada franca, serão realizados de 5 a 9 de novembro, às 20 horas, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional.

ESTRÉIA DO NOVO GEMUNB - No concerto de abertura, dia 5, estará se apresentando o GeMUnB, Grupo de Experimentação Musical da Universidade de Brasília, dirigido por Jorge Antunes. Com nova formação, o grupo volta de um recesso de 20 anos. O conjunto foi criado em 1973 e fez uma turnê européia de grande sucesso em 1975. Em 2002 a Editora da UnB lançou um CD do grupo. No mesmo concerto inaugural se apresentará o Quarteto de Brasília, com uma obra com sons eletrônicos integrados ao quarteto de cordas, do português João Pedro de Oliveira.

Jorge Antunes
Presidente da SBME
Coordenador Geral do III EIME

 

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

 

5 de novembro de 2003, Sala Martins Pena do Teatro Nacional, 21 horas.

Programa:

Adolfo Nuñez - HUECOGRABADO, para clarinete e CD (11')
Clarinete- Hugo Macedo

Edson Zampronha - MÁRMORE, tuba e CD (10')
Tuba- Luiz Henrique Martins Vieira

João Pedro Oliveira - LABIRINTO, para quarteto de cordas e CD (16')
Quarteto de Brasília
Ludmila Vinecka (1º violino); Cláudio Cohen (2º violino);
Glêsse Collet (viola) e Guerra Vicente (violoncelo).

Conrado Silva - INTER-FERES, para conjunto de câmara e CD (7') *
GeMUnB (Grupo de Experimentação Musical da UnB)
Regente: Conrado Silva

Bruno Ruviaro - GEDANKENFABRIK, para conjunto de câmara e CD (8') *
GeMUnB (Grupo de Experimentação Musical da UnB)
Regente: Jorge Antunes

Jorge Antunes - OS QUATRO ELEMENTOS, para conjunto de câmara e CD (16')*
I. Aquaticus
II. Terrester
III. Aerius
IV. Flamatus
GeMUnB (Grupo de Experimentação Musical da UnB)
Regente: Jorge Antunes


Interpretação e difusão eletrônica: Conrado Silva, Fabrício Melo e Mário Lima Brasil
estréia mundial - world premiere- création mondiale

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian e Universidade de Aveiro

GeMUnB: Jorge Antunes (regente); Conrado Silva (eletrônica); Maíra Urbano (flautas); Ravi Shankar Viana Domingues (oboé); Hugo Macedo (clarinetes); Vadim Arsky (saxofones); Walber Moreira (fagote); Mariuga Lisbôa Antunes (piano); Carlos Tort (percussão); Jonas Correia (trombone); Lucas Borges (trombone); Jorge Lisbôa Antunes (violino); Marcus Lisbôa Antunes (violino); Daniel Marques (viola); Norma Parrot (violoncelo).

 

 

6 de novembro de 2003, Sala Martins Pena do Teatro Nacional, 20 horas.

Programa:

Djalma Farias - TELAS SONORAS No 3, para violoncelo e CD (5´)
Violoncelo- Ocello Mendonça

Rodrigo Cicchelli - MULTIPLE REEDS, para sax tenor e CD (15')
Saxofone- Vadim Arsky

Marcelo Birck - DIÁLOGOS INVISÍVEIS, para flauta, fagote e CD (6')
Flauta- Maíra Urbano
Fagote- Ebenezer Nogueira da Silva

Rodolfo Coelho de Souza - COLORLESS GREEN IDEAS SLEEP FURIOUSLY, para piano e CD
Piano- Jaci Toffano

Flo Menezes - PARCOURS DE L'ENTITÉ para flautas amplificadas, percussão de metal e CD (16')
Flautas- Sérgio Moraes
Percussão- Carlos Tort

Paula e Miguel Azguime - O AR DO TEXTO OPERA A FORMA DO SOM INTERIOR, poesia sonora e
teatro musical, para eletrônica ao vivo, textos, voz e percussão (30')
Voz e percussão- Miguel Azguime
Flauta- Paula Azguime

Interpretação e difusão eletrônica: Conrado Silva, Flo Menezes, Rodrigo Cicchelli e Paula Azguime


Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

 

 

7 de novembro de 2003, Sala Martins Pena do Teatro Nacional, 20 horas.

Programa:


Concerto en Eneafonia do META DUO
Daniel Kientzy, saxofones
Reina Portuondo, sonista


Aurele Stroe - INTRADA (1985)
para saxofones sopranino e soprano e eletrônica

Daniel Teruggi - EST (2000)
para saxofone sopranino, fita e eletrônica.

Yasuhiro Takenaka - SEPARÉ ET INVISIBLE (2002)
para saxofone alto, fita e eletrônica.

Elzbieta Sikora - LISBOA, TRAMWAY 28 (1998)
para saxofones soprano e alto, fita e eletrônica.

Intervalo

 

Horacio Vaggione - THEMA (1985)
para saxofone baixo, fita e eletrônica.

Yongwoo Yim - FLUX I (2001)
para saxofones soprano e tenor, fita e eletrônica.

Jean-Claude Risset - SAXATILE (1992)
para saxofone soprano, fita e eletrônica.

Jorge Antunes - RITUEL VIOLET (1999)
para saxofone tenor, CD e eletrônica.

Sonista (interpretação e difusão eletrônica): Reina Portuondo

Apoio: Air France Service de la Communication

 


8 de novembro de 2003, Sala Martins Pena do Teatro Nacional, 21 horas.

Programa:


Francis Dhomont - REFLEXOS, para trombone e CD (8') *
Trombone- Alciomar Oliveira dos Santos

Mariano Fernández - CEREMONIA DE SANGRE Y PIEDRA, para voz e CD (8')
Voz- Mariano Fernández

Didier Guigue - LOUPE-ENFERMOIR , para contrafagote e CD
Contrafagote- Flávio Figueiredo Júnior

Christian Banasik - DRESSING OLD WORDS NEW, VERSION, para clarinete baixo e CD (9')
Clarinete baixo- Ricardo Dourado Freire

Luis Roberto Pinheiro - LACUERA, para quarteto de saxofones e CD (4´) *
Grupo Babando o Bambu

Juan Maria Solare - SOLIDITÀ DELLA NEBBIA, para clarinete baixo e CD (11')
Clarinete baixo- Ricardo Dourado Freire

Oscar Carmona - CYGNUS X -1, para piano piano e CD
Piano- Sergio Valenzuela

Daniel Teruggi - VOIX LÉGÈRES SUR LES FLOTS, para coro juvenil e CD (15')
Jovens Cantores de Brasília Cep-EMB
Regente: Rosilda Noronha-Koehler


Interpretação e difusão eletrônica: Conrado Silva, Oscar Carmona e
Luis Roberto Pinheiro.

* estréia mundial - world premiere- création mondiale

Membros do Coro "Jovens Cantores de Brasília": Agatha W. Tayra, Alana A. Lima, Alessandra S. da Silveira, Andressa S. da Silveira, Camila P. Casaes, Elissa G,. Massote, Felipe de A. Prestes, Francisco B. Cardoso, Georgina O. Tayra, Guilherme A. Ferreira, Hadassa P. Silva, Hanna D. Mendes, Isabella S. Fernandes, Isadora de B. Teodório, Jackeline S. Lima, Juliana A. Comin, Lairce D. Santos, Larissa G. Massote, Laryssa M. de Andrade, Lucas B. Ramos, Lucas C. Fonseca, Maria Clara F. Borges, Maria de Fátima M. Barbosa, Marília C. da Costa, Priscilla da S. dos Santos, Rachel S. Rebelo, Rebecca P. Barros, Rodrigo E. Lima, Sara M. Barbosa, Simone Koehler, Talita O. T. de Freitas, Thaís Reis, Thaísa A.Pereira, Verônica M. Barbosa, Victor S. Valentim, Victória A. Comin.

Assistentes: Moiséis dos Santos, Milena Tibúrcio.

 

9 de novembro de 2003, Sala Martins Pena do Teatro Nacional, 20 horas.

 

Programa:


Guilherme Carvalho - METATEOREMA 2, para caixa clara e computador com programa Max/Msp (6')
Caixa clara- Carlos Tort

Fernando Iazzetta - TANGERINA, para clarineta e computador com programa Max/Msp (7')
Clarinete- Ricardo Dourado Freire

Bruno Ruviaro & Masaki Kubo - THIRTEEN SMALL PARTS OF SOMETHING, para piano e
computador com programa Max/Msp (8')
Piano- Bruno Ruviaro

Gabriel Valverde - EK-STASIS, para piano e CD
Piano- Daniel Tarquínio

Giuseppe Rapisarda - ÁRTICO, para flauta e CD (2003) (6')
Flauta- Beatriz Magalhães Castro

Klaus Ager - DIE ZWEITE ELEGIE, para flauta e CD (10')
Flauta- Beatriz Magalhães Castro

Jonatas Manzolli - SPASOSPARSOS, para flauta, violão e eletrônica
Flauta- Beatriz Magalhães Castro
Violão- Felipe Maravalhas


Interpretação e difusão eletrônica: Conrado Silva, Guilherme Carvalho,
Fernando Iazzetta, Masaki Kubo e Jonatas Manzolli.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DAS CONFERÊNCIAS,
COMUNICAÇÕES E MESAS-REDONDAS

DAILY SCHEDULE OF TALKS
PAPERS AND ROUND-TABLERS

Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília


5 de novembro de 2003, quarta-feira
5th November 2003, Wednesday

Hora/Time

Nome/Name Atividade/Activity Título/Title
9:00
Convidados e Participantes Inscrição e Credenciamento  
15:00
Klaus Ager(Áustria) Conferência/Talk L´analyse de la musique électro-acoustique
16:30
Mariano Fernández(Argentina) Comunicação/Short Paper Ensamble Fronteras del Silencio: una experiencia de sinergia entre medios eletroacústicos, transformación en tiempo real e instrumentos tradicionales de América.
17:00
Anselmo Guerra de Almeida(Brasil - UFGO) Comunicação/Short Paper O ensino da Música Eletroacústica na UFG: dos fundamentos aos estudos pós-graduados
17:30
Bruno Tucunduva Ruviaro(Brasil) Comunicação/Short Paper Gedankenfabrik: mil nós de uma só vez


Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília

6 de novembro de 2003, quinta-feira
6th November 2003, Thurday

Hora/Time

Nome/Name Atividade/Activity Título/Title
9:00
Daniel Kientzy(França) Conferência/Talk L'interprétation organo-acousmatique,une méta-caméralité
11:00
Helena Santana(Portugal, Univ. de Aveiro) Comunicação/Short Paper Acústico/electrónico: reflexão e infe-rências
11:30
Oscar Carmona(Chile) Comunicação/Short Paper La musica electroacustica actual en Chile
12:00
Almoço/Lunch
14:30
Coordenador / Coordinator:Eduardo Paiva. Debatedores / Participants:Francis Dhomont, Guilherme Carvalho, Rodolfo Coelho de Souza, Bruno Ruviaro, Anselmo Guerra Mesa-RedondaRound-Table Formação na Universidade: acústica, eletroacústica e informática nos cursos de música.
16:30
Fernando Iazzetta(Brasil - USP) Comunicação/Short Paper Gestos e sons: integrando linguagens num ambiente multimídia
17:00
Jorge Antunes(Brasil - UnB) Comunicação/Short Paper O ensino da Música O tempo como espaço: o intérprete frente aos sons eletroacústicos pré-gravados.
17:30
Gabriel Valverde(Argentina) Comunicação/Short Paper La música mixta y el fetiche de la matéria sonora


Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília

7 de novembro de 2003, sexta-feira
7th November 2003, Friday

Hora/Time

Nome/Name Atividade/Activity Título/Title
9:00
Miguel Azguime(Portugal) Conferência/Talk Referências cruzadas entre modelos acústicos e composição musical
10:30
Maria do Rosário Santana(Portugal, ESEG) Comunicação/Short Paper Novos sons/novas músicas; até onde a inovação?
11:00
Masaki Kubo (Japão) Comunicação/Short Paper Spectral processes in Max/msp
11:30
Eduardo Paiva(Brasil, Unicamp) Comunicação/Short Paper Música, tecnologia e ensino
12:00
Almoço/Lunch
14:30
Coordenador / Coordinator:Edson Zampronha Debatedores / Participants:Mariano Fernández, Gabriel Valverde, Jonatas Manzolli, Didier Guigue Mesa-RedondaRound-Table Como, na Universidade, preparar o músico intérprete que vai enfrentar sons pré-gravados ou o seu próprio som transformado?
16:00
Marta Santos & Damián Keller(UFPA) Comunicação/Short Paper Ouvir-o-Peso
16:30
Rodrigo Cicchelli(Brasil - UFRJ) Comunicação/Short Paper Ofelex: Oficina de Criação Eletrônica
17:00
Francis Dhomont(Canadá) Comunicação/Short Paper Questionnements sur la rencontre entre l'instrument et l'electroacoustique
17:30
Luis Roberto Pinheiro(Brasil - EMB) Comunicação/Short Paper Por uma hermenêutica da escuta ampliada

 

Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília

8 de novembro de 2003, sábado
8th November 2003, Saturday


Hora/Time

Nome/Name Atividade/Activity Título/Title
9:00
João Pedro de Oliveira(Portugal, Univ. de Aveiro) Conferência/Talk Gesto Instrumental na Música Electro-acústica
10:30
Guilherme Carvalho(Brasil) Comunicação/Short Paper Microdimensões temporais e o intérprete
11:00
Jonatas Manzolli(Brasil - Unicamp) Comunicação/Short Paper O encontro e a simbiose do gesto sonoro do instrumentista com o gesto sonoro gerado pelo compositor em tempo real
12:00
Almoço/Lunch
15:00
Coordenador / Coordinator:Jorge Antunes Debatedores / Participants:Djalma Farias, Fernando Iazzetta, Conrado Silva, João Pedro Oliveira, Hugo Solís Mesa-RedondaRound-Table Programa Max e outros programas de transformação em tempo real: temos novidades ou continuam os mesmos ring-modulators dos sintetizadores analógicos dos anos 70?
17:00
Ricardo Dal Farra(Argentina) Conferência/Talk Un archivo de musica electroacústica de compositores latinoamericanos.
17:30
Djalma Farias Martins(Brasil - EMB) Comunicação/Short Paper Telas Sonoras: quando os sons se fusionam

 

Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília

9 de novembro de 2003, domingo
9th November 2003, Monday

Hora/Time

Nome/Name Atividade/Activity Título/Title
9:00
Flo Menezes(Brasil - Unesp) Conferência/Talk Por uma morfologia da interação
11:00
Edson Sekeff Zampronha(Brasil - Unesp) Comunicação/Short Paper Três formas básicas de relacionamento entre o acústico e o eletroacústico
11:30
Rodolfo Coelho de Souza(Brasil - UFPN) Comunicação/Short Paper Estratégias de combinação sonora no Concerto para computador e orquestra
12:00
Almoço/Lunch
15:00
Coordenador / Coordinator:Rodrigo Ciccelli Debatedores / Participants:João Pedro de Oliveira, Hugo Solís, Flo Menezes Mesa-RedondaRound-Table O ensino universitário da composição e da regência: como sair do tom e ultrapassar o TOM (Traité des Objets Musicaux)?
17:00
Didier Guigue(Brasil - UFPB) Comunicação/Short Paper Sons instrumentais em contexto eletroacústico: uma experiência com o contrafagote
17:30
Hugo Solís(USA, MIT) Comunicação/Short Paper The experience of teaching and collaborating with a young composer in the creation of an electro-acoustic piece

 


Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília


10 de novembro de 2003, segunda-feira

10th November 2003, monday

Hora/Time

Nome/Name Atividade/Activity Título/Title
9:00
Sócios da SBME/ Memberships of the BSEM ReuniãoMeeting Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME)/General Assembly of the Brazilian Society for Electro-acoustic Music (BSEM)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Serão expedidos Certificados para os participantes que venham a ter um mínimo de 85% de freqüência em todas as atividades (comunicações, conferências, mesas-redondas e concertos). Os Certificados levarão as assinaturas da Diretora do Instituto de Artes da UnB, do Chefe do Departamento de Música da UnB e do Presidente da SBME. Os Certificados serão entregues na noite do dia 9 de novembro, após o último concerto.

Preço da inscrição: R$ 120,00.

Preços especiais:

Sócios da SBME - inscrição gratuita (condicionada à quitação da anuidade 2003, de R$ 50,00).
Músicos intérpretes nos concertos do III Eime - inscrição gratuita.
Palestrantes e compositores programados - inscrição gratuita.
Estudantes não sócios da SBME: R$ 30,00

As inscrições dos interessados serão feitas no dia 5 de novembro, entre 9 e 15 horas, no Auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília.
No ato de inscrição serão fornecidas pastas do evento, programas, informações gerais e crachá.

Haverá um ônibus especial, gratuito, para o transporte dos palestrantes, convidados e compositores programados, nos trajetos entre aeroporto, hotéis, campus e teatro.

III Encontro Internacional de Música Eletroacústica
Departamento de Música
Universidade de Brasília
70919-970 Brasília - DF
BRASIL

Tel: (55) (61) 307-2335 / (61) 307-2337
Fax: (55) (61) 368-1797
E-mail: antunes@unb.br
URL: www.sbme.com.br

Comissão Organizadora:
Jorge Antunes (Coordenador Geral)
Conrado Silva
Mário Lima Brasil
Luis Roberto Pinheiro
Beatriz Magalhães-Castro
Djalma Farias-Martins

 

 
Clique na imagem para informações em inglês

 

VOLTAR